Domingo, 1 de Outubro de 2006

A nossa escola e a nossa cidade

A NOSSA ESCOLA E A NOSSA CIDADE

A ESCOLA

A escola EB 2, 3 Bartolomeu Dias localiza-se na cidade de Sacavém, concelho de Loures. A mesma escola é sede de agrupamento, designado: Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho. A área de influência pedagógica corresponde aproximadamente às freguesias de Sacavém e Prior Velho

Morada da escola-sede:
Rua Heróis do Ultramar

2685-064 Sacavém LRS

Telefone -

 

A NOSSA CIDADE

Localizada na parte oriental do concelho de Loures, Sacavém confina com as freguesias de Unhos (a Noroeste, Camarate (a Oeste), Prior Velho (a Sudoeste), Portela, (a Sul) e Moscavide (a Sudeste), sendo ainda banhada pelo Estuário do Tejo (a Este) e pelo Rio Trancão, anteriormente chamado Rio de Sacavém (a Norte, o qual separa esta freguesia da Bobadela).

Freguesia bastante urbananizada, acha-se tradicionalmente dividida em Sacavém de Cima e Sacavém de Baixo, embora recentemente tenham surgido novas urbanizações na cidade. Orograficamente, é um espaço pouco acidentado (contando somente três elevações: o Monte do Convento, o Monte de Sintra e o Monte do Mocho), variando a sua altitude entre os zero e os sessenta metros.

Outrora, a freguesia recobria um espaço muito mais vasto, tendo perdido, com o decorrer dos tempos, a jurisdição sobre as freguesias vizinhas de São João da Talha, Bobadela, Camarate, Prior Velho, Portela, Moscavide, e Santa Maria dos Olivais. Administrativamente, antes de ser integrada no concelho de Loures, fez parte do termo da cidade de Lisboa (até 1852), e depois, do concelho dos Olivais (1852-1886).

Pela sua posição estratégica dentro do concelho de Loures e pela sua situação de proximidade face à cidade de Lisboa, Sacavém sempre dispôs de condições para o estabelecimento de novas populações e para o consequente crescimento populacional.

Desde que se iniciaram os modernos recenseamentos, que o número de habitantes da população tem vindo constantemente a aumentar (muito por causa do estabelecimento, na freguesia, da Fábrica de Loiça de Sacavém), até aos nossos dias (com decréscimos pontuais causados pela separação das freguesias de Moscavide, Portela e Prior Velho).

População da Freguesia: 17 700 habitantes (2001)

 

publicado por aurelius às 12:54
link do post | favorito

.O meu ano

.GeoNotícias da Escola e do Mundo

. E-mail do professor de GE...

. A nossa escola e a nossa ...

. Interrupções lectivas

. Actividades de Geografia

. Manuais de Geografia

. O que é a GEOGRAFIA

.GeoPesquisa

 
blogs SAPO

.subscrever feeds